terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O LIVRO DE JÓ [ VELHO TESTAMENTO ]


O LIVRO DE JÓ DA BÍBLIA. Por que pessoas boas sofrem coisas ruins? A grande questão desta obra. A tradição judaica honra a Moisés como autor deste drama de vida. Um livro escrito em forma poética, repleto de figuras de linguagem riquíssimas de beleza em sua língua original (hebraico), mas não ficando para trás quando lido em nossa língua portuguesa. O leitor se deleitará com a leitura e em cada capítulo poderá meditar e tirar suas próprias conclusões sobre soluções para o problema do mal. Jó, um homem íntegro que cultuava a Deus Por devoção, sofre inúmeros castigos, os quais alega não merecê-los. Era o homem mais rico da região do Oriente. Possuía muitos bens, animais, propriedades e dezenas de servos a seu dispor. Em determinado momento de sua vida, Satanás com a ?permissão? de Deus, rouba-lhe toda a sua dignidade humana. Tirou-lhe, seus bens materiais, sua saúde e todos os seus filhos e filhas. E ainda foi abandonado pela mulher e criticado pelos amigos. Após ser aprovado no teste, Deus restitui tudo a Jó em dobro.Por que pessoas boas sofrem coisas ruins? Por que prédios são atacados por terroristas matando gente inocente? Por que pais de famílias são mortos nas esquinas de casa por ladrões sem coração? Por que nascem crianças doentes? Talvez porque somos simplesmente seres humanos e não robôs com programas de felicidade instalados. Jó era do time dos mocinhos, politicamente correto, mas não foi poupado da conseqüente condição humana de livre arbítrio. Está na Terra, portanto sujeito a receber o sol, chuva, tempestades e bonanças. Ele foi acusado primeiramente por sua mulher, que o incitou a blasfemar contra e Deus e entregar-se à morte; depois foi condenado por seus amigos. Que ao invés de trazerem uma palavra de conforto, tomaram uma posição divina de julgamento. Quando o ser humano sofre algum infortúnio, a tendência de seu semelhante é a acusá-lo da responsabilidade de seu estado, de ter recebido algum castigo. Até mesmo Jó chegou a questionar Deus, sobre o porquê dele estar passando por tantas desgraças. Afinal, ele era um homem justo! Pobre Jó, as fatalidades da vida independem de nossa integridade. Devemos parar de perguntar o porquê e voltar-se ao Criador que sabe o que faz e tirar lições disso. Há uma esperança no fim do túnel como aconteceu com nosso herói. Em meio a tantas calamidades e sofrimentos, Jó pôde meditar em tudo e encontrou o caminho para se levantar das cinzas. Teve Fé e Humildade. Este é o segredo para atravessar as desolações da vida. Fé em crer que haveria um amanhecer de uma nova vida em algum tempo e lugar. Humildade em reconhecer que precisava de Deus (cap.19:25 e 26) e somente Ele poderia reverter sua sina. 

3 comentários:

  1. SOU APAIXONADA PELA HISTÓRIA DE JÓ ,ENTRE OUTRAS HISTORIAS DA BIBLIA.PARABÉNS PARA VOCE QUE SABIAMENTE FEZ O RESUMO DO LIVRO DE JÓ QUE É DE FÁCIL ENTENDIMENTO.

    ResponderExcluir
  2. Deus restituiu tudo em dobro? Como compensar a morte dos filhos que Jó perdeu? O fato de ter tido mais filhos depois, em dobro, ou em triplo não compensaria essa perde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jó foi restituído em dobro, na medida em que recebeu filhos novos na mesma quantidade que morreram. Existe algo maravilhoso neste contexto. Nós nunca perdemos nossos filhos e este texto mostra isto. Jó recebeu tudo em dobro, mas os filhos ele recebeu a mesma quantidade, mostrando que um filho é para sempre. Nossa visão limitada do tempo faz parecer que a morte é perda, mas é uma breve separação. Deus nos promete que um dia reencontraremos nossos entes queridos e não haverá mais despedida, nem doença, nem dor... Só o que temos a fazer é confiar e esperar.

      Excluir